quarta-feira, 13 de setembro de 2017

ESQUADRIAS

Esquadrias



Você sabe o que é uma esquadria? Você pode não conhecer por esse nome, mas certamente sabe o que é. Esquadria é a designação genérica de portas e janelas. Suas funções de maior importância são:
- Iluminação: uma esquadria pode promover a iluminação de um ambiente por meio da entrada de luz natural.
- Ventilação: aberta a esquadria, há a renovação do ar do ambiente pela entrada do ar externo.
- Isolamento: também proporciona isolamento acústico e térmico.
- Acesso: controle de entrada e saída (trânsito de pessoas e veículos).

Componentes de uma esquadria
Na imagem a seguir, é representado o batente de uma porta, no entanto, a nomenclatura das esquadrias de janelas será igual. O que varia é a secção do corte AA, que deve ser adaptado para janelas.




Materiais utilizados
São utilizados diversos tipos de materiais para a execução de esquadrias, tais como:
a)Madeira
- A madeira deve ser tratada contra fungos e cupins.
-Deve estar devidamente seca antes da fabricação, pois o risco de empenhamento e alteração de medidas é alto.
- Para manutenção de sua textura e beleza, é necessário pintura de proteção periodicamente.
-É necessário ser protegida da umidade.
b)Ferro
-Aumenta a segurança.
-Não deve ser utilizada em regiões litorâneas, pois a presença de salinidade que danificará o ferro.
-A ferragem deve ser lixada e limpa com solvente antes de realizada a pintura.
c) Alumínio
 -Elemento leve.
- Dispensa pintura.
-É encontrado em diversas cores e padrões.
-Pode ser utilizada em regiões litorâneas, pois é resistente à salinidade.
-Não pode receber respingos de argamassa ou concreto, pois a peça será manchada permanentemente.
d)PVC (policloreto de vinila)
-Dispensa pintura
-Elemento de pouco conhecimento do público consumidor.
-É necessário verificar se o produto é resistente á ação dos raios ultravioleta.
e)Vidro
-Cada vez mais utilizado.
-Permite iluminação total.
-O vidro deve ser “temperado”.


Tipos de esquadrias

Esquadrias de portas

Porta de abrir
A porta de abrir é a que mais se encontra nas casas brasileiras. É a porta “comum”, que utiliza dobradiças e conta com um batente para fixá-las, onde a folha da porta se encaixa.

No sentido de quem entra, a folha (a face da porta) pode ser aberta à esquerda ou à direita. Nesta imagem, a porta é aberta à direita com três folhas, sendo duas fixas.
Porta camarão
A porta camarão articulada é um estilo de abertura diferente das versões tradicionais, e ao invés de abrir para dentro ou para fora, esse tipo de porta abre- se para as laterais, se acumulando e pequenos módulos.
 
Porta de correr
Esse tipo de porta permite abertura horizontal, sendo fixadas em trilhos ou similares. A grande vantagem está na economia de espaço e versatilidade.


Porta de correr com quatro folhas, sendo duas fixas.

Porta pivotante
Um pino chamado pivô vai ser responsável pelo seu movimento. Sua estética é sua grande vantagem, mas ela peca quando o assunto é vedação.


Tipos de janelas



Janela de Correr:
São as janelas e portas que vão correr lateralmente sobre um trilho no chão ou no teto. É um dos tipos mais comuns de janelas. Possui fácil operação, porém o vão livre para ventilação é de apenas 50%.



Janela de Abrir:
É formada por uma ou mais folhas, fixas nas laterais e que, quando feitas de duas folhas, se abrem no centro. Quando aberta, libera 100% do vão para ventilação, no entanto, o espaço ocupado por ela será maior.




Janela Basculante:
Gira horizontalmente como na imagem abaixo. Possui ventilação constante, mesmo em dias chuvosos, contanto que não haja vento. Favorece o direcionamento do fluxo de ar, ou seja, você poderá regular a direção que o vento entrará. Tem como desvantagem a falta de liberação total do vão.




Janela Guilhotina: 
Formada por uma ou mais folhas, que se movimentam por deslizamento verticalmente. Ventilação regulável conforme abertura das folhas. Exige manutenção mais frequente para regular a tenção dos cabos e o nível das folhas. Há possibilidades da quebra dos cabos.



Janela Projetante:
Possui uma ou mais folhas que se abrem a partir de um único eixo, horizontal e fixo na parte superior da folha. Possui ventilação na parte inferior do ambiente e não ocupa espaço interno. De difícil limpeza na parte externa, quando colocadas em ambientes altos. Libera apenas parte do vão, assim tendo seu espaço de ventilação reduzido.



Medida das Portas e Janelas
Portas: no mercado, as portas são encontradas geralmente com medidas padrões, em centímetros, de:

§  60x210
§  70x210
§  80x210
§  90x210
§  100x210

É importante lembrar, que, em uma construção, o ideal é escolher as portas que se adequam melhor a cada ambiente. Mesmo com os tamanhos padrões acima, ainda há a possibilidade de adquirir portas de outros tamanhos.
As portas devem ser 2cm mais largas que o vão da porta.          
            
Janelas: as janelas possuem tipos variados de medidas. Na hora de se escolher uma janela, deve-se dar atenção a área efetiva de ventilação, já que nem sempre as medidas comerciais serão ideias para a perfeita ventilação e iluminação do ambiente.      
                
Ferragens e Acessórios

Nada mais são que: trincos, fechaduras, fixadores de folhas, entre outros. A escolha desses materiais é feita de acordo com o gosto do usuário aliado a arquitetura e ao tipo de peça, sem esquecer da funcionalidade e segurança.   


Armazenamento

                
O armazenamento na obra deve ser feito em local seguro, onde não haja circulação de pessoas e equipamentos, seco, coberto, livre de poeiras, sem incidência de sol, sobre estrados fora do contato com o piso e livre de alagamentos, conforme a NBR 10821-5.

Armazenamento horizontal:

Quando armazenado na horizontal, as pilhas devem ter entre 10 e 15 peças, sempre afastadas do chão e com proteção para evitar contato dos fechos, dobradiças e fechaduras com os requadros. Peças de até 1,50 m podem ser separadas com sarrafos, calços EPS, entre outros.  Esquadrias maiores que 1,50m devem ter três calços espaçados equidistantes entre si, para que a mesma não sofra esforço de flexão.

Armazenamento vertical:

Na vertical, as esquadrias devem ter apoio total, com ângulo aproximado de 15° e não devem ter empilhamento adicional. Devem ter proteções como no armazenamento horizontal.
É importante verificar o manual do produto para possíveis orientações adicionais, que condicionam a sua garantia.

Assentamento
Deve ser realizado com bastante cautela, já que qualquer tipo de erro será de difícil correção.
Os caixilhos poderão ser de: madeira, alumínio, PVC, ferro e vidro.
Observações:

Na instalação de caixilhos industrializados, manuais de instalação e funcionamento deverão ser consultados.
As partes móveis dos caixilhos deverão ser devidamente protegidas durante a instalação.

Colocação das cunhas
Para a fixação do caixilho no vão da alvenaria, será necessária a colocação de cunhas, pressionando o caixilho contra a alvenaria. É importante que essas cunhas estejam pressionadas sobre os montantes. Se estiverem posicionadas sobre a travessa, irá ocorrer o seu “embarrigamento”, o que irá comprometer o funcionamento das folhas das portas e janelas.


Alinhamento da esquadria
A verificação do alinhamento da esquadria será necessária. Ao esticar uma linha rente aos montantes, a mesma deve estar com distância constante em relação à alvenaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUADRIAS