quarta-feira, 13 de setembro de 2017

SISTEMA DE ESGOTO

Esgoto



Chamamos de Esgoto a água proveniente do banho, limpeza de roupas, louças ou descarga do vaso sanitário. Dependendo do uso, há distintas denominações. Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fábricas recebem o nome de esgotos industriais e as água das chuvas são denominados pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.
Esta diferenciação é importante porque para cada tipo ocorre formação de substâncias diferentes e necessidades de sistemas específicos para afastar e tratar os resíduos.
As instalações de esgotos sanitários, têm, por objetivo principal, a coleta e o afastamento das águas servidas, cuja origem são os aparelhos sanitários e os pisos internos das edificações, bem como seu encaminhamento ao destino indicado pelo poder público competente.
O destino dos esgotos sanitários pode ser a rede pública coletora de esgotos ou um sistema de coleta e transporte dos esgotos.
De maneira geral, as instalações de esgotos sanitários devem ser projetadas e executadas de modo a:
- Promover o esgotamento eficiente dos aparelhos e pisos;
- Promover o afastamento rápido e seguro das águas servidas;
- Impedir o acesso de odores, insetos e animais das canalizações para o interior dos edifícios;
- Permitir a inspeção e desobstrução;
- Impedir a contaminação de água de consumo e de gêneros alimentícios.

CAIXAS DE GORDURA: Em todos os prédios em que houver despejos gordurosos (pias de cozinha, de copa, laboratório, etc.) é obrigatório a instalação de caixas de gordura das quais saem os efluentes para as caixas de inspeção ou tubo de queda de gordura.

As caixas de gordura devem ser instaladas em locais de fácil acesso e
 com boas condições de ventilação.
FOSSA SÉPTICA: É utilizada em locais onde não há fornecimento de tratamento da rede de esgoto. São unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto.

É constituída de três unidades: separar, filtrar e devolver ao meio ambiente.
Resíduos vindos da cozinha devem primeiro passar pela caixa de gordura. A primeira parte é responsável por separar os resíduos. Os mais densos ficam em baixo e os menos densos em cima, conforme a primeira parte vai enchendo, um cano localizado na parte superior é responsável por levar os líquidos para a próxima etapa, o filtro. No filtro, constituído por brita e areia, é responsável por filtrar os resíduos, tornando-os adequados para retornar ao meio ambiente sem agredi-lo.
Cuidados deverão ser tomados na execução de uma fossa séptica:
- Verificar a existência de fontes de água na propriedade. Caso hajam, a fossa deverá ser localizada numa distância de pelo menos 30m dos mesmos.

- O ideal é que a fossa não seja tão profundas por causa da inclinação da tubulação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESQUADRIAS